segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comunidade do Crato no Orkut discute democracia no “Blog do Crato”


Na comunidade do Crato no Orkut chega a notícia da discussão na comunidade a respeito do “Blog do Crato” e seu jeito em divulgar notícias. Muitos leitores acham que este Blog falta democracia em suas postagens.
Recentemente o autor Tiago Viana teve seu post censurado pelo administrador do “Blog do Crato”. Varias outras pessoas já tiveram também seu texto vetado neste Blog que se intitula como sendo do Crato. Será realmente este Blog o Blog do Povo do Crato?
Lembramos que este espaço aqui foi criado justamente para divulgar a notícia do Crato com ampla democracia. Caso você esteja interessado em enviar noticias entre em contato através dos comentários.

sábado, 29 de outubro de 2011

Prefeito do Crato cobra celeridade na recuperação do canal do Rio Granjeiro



O trabalho de recuperação do canal do Rio Granjeiro, no município do Crato (Região do Cariri) está devagar, quase parando. É o que reclama o prefeito Samuel Araripe (PSDB). Ele esteve em Fortaleza pedindo celeridade, alegando que a população está preocupada porque o inverno no Cariri sempre ocorre primeiro do que no restante do Estado.
O canal rompeu por conta de fortes chuvas do último inverno e deixou o Centro do Crato, principalmente, com rastro de prejuízos.

Blog do Eliomar

Duas escolas do Crato serão beneficiadas com Laboratório de Arte Contemporânea


Estudantes produzirão materiais e ações na área da arte contemporânea.  

Experiência piloto em artes nas escolas será desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, através da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, na cidade do Crato. Trata-se do Projeto Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea que será desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves e do Teodorico Tele de Quental. O objetivo do projeto é favorecer o contato dos estudantes  com as produções  artísticas, os espaços de circulação da arte e com os próprios artistas. As atividades do Laboratório constarão  de visitações  as instituições, ateliers, galerias, leituras visuais e teóricas e produção de trabalhos e ações experimentais no campo da arte contemporânea.

Os diretores das escolas estão confiantes na possibilidade de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O Projeto funcionará no contra turno das aulas convencionais e terá inicio a partir desta segunda-feira, dia 31. Essa semana os alunos já estarão participando de atividades vivenciais e no sábado, dia 05 de novembro terão a sua primeira aula performance no centro da cidade, na oportunidade  um artista irá ministrar aula e  ao mesmo tempo fará a raspagem do cabelo e da barba, o que resultará posteriormente num material pedagógico para as aulas de artes.     

Para a professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nívia Uchôa essa experiência tem importância para o intercâmbio dos alunos com outros universos de pensamento, a partir da arte contemporânea e da cultura. Ela destaca que é necessário que o ensino de Artes nas escolas seja tratado de forma interdisciplinar e contextualizado.

A idéia do projeto nasceu a partir de uma experiência pedagógica em sala de aula  desenvolvida numa escola da rede estadual do Crato, localizada no bairro mais populoso da cidade, o bairro Seminário. Em que os alunos tiveram a oportunidade fazer  trabalhos no campo da arte que fugia da normalidade que estavam  acostumados, como assistir aulas em baixo das arvores, subir em cima das cadeiras escolares, produzir espetáculos, vídeos e fazer trabalhos  de artes nos espaços urbanos.     

-- 

"Todo artista, todo aquele que se considera
artista, tem o direito de criar livremente
de acordo com seu ideal, sem depender de
nada".
      Lênin

Prof. Alexandre Lucas      

Cinema será estacionamento

Clique para Ampliar
As cadeiras em madeira estão amontoadas no palco da telona no último cinema de Juazeiro do Norte 
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Os amantes da sétima arte estão desolados com a desativação, em definitivo, de mais um cinema no Cariri
Juazeiro do Norte São quase 15 anos desativado. O cine El Dorado dá o seu último suspiro, antes de passar a ser um simples estacionamento. Um espaço de 1.200 lugares, algo raro nas salas de exibição do interior do Nordeste, termina sem o sonho de reviver grandes momentos do cinema no Cariri. Depois do fechamento do Cine Plaza, na Rua Clóvis Bevilácqua, no Centro da cidade, a opção foi possibilitar um espaço maior para reunir o grande público que se juntava nas matinês e nas noitadas para assistir as sobreviventes chanchadas e os faroestes americanos, além dos brasileiros "Os Trapalhões". Eram os últimos momentos do último dos cinemas de Juazeiro.

As cadeiras em madeira fixadas no chão por parafusos já foram todas retiradas. Estão no palco principal, na frente da telona de 15x20 metros que arrancou tantos sonhos da moçada no fim dos anos 70. Adquirido pelo empresário Expedito Costa, no ano de 1977, o El Dorado esteve aberto por duas décadas. As tentativas de dar vida ao espaço foram inúmeras. Ao ponto das incríveis promoções de um ingresso para dois filmes. O fim da Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima (Embrafilm), nos anos 90, veio como o golpe final. O espaço ainda resistiu sete anos. Boas histórias para contar, mas muito sacrifício para o empresário que chegou a possuir 17 salas de cinema em diversas cidades nordestinas.

A casa cheia foi testemunhada inúmeras vezes pelo proprietário. Expedito Costa sonhava mais longe, quando decidiu adquirir o cinema. Com o novo espaço, poderia ter um público maior, e também ceder às outras formas de manifestações culturais da cidade. Então, projetou o local para apresentações musicais e teatrais. Antes da telona, um palco. Caso não tivesse sido projetado, a área das cadeiras, que agora poderão servir para as orações evangélicas, seria ampliada e somariam 1.500 lugares.

Poucas pessoas atualmente lembram ou sequer têm conhecimento do cinema da pequena Rua Edésio Oliveira. Quem vê de fora a bilheteria também não sabe do grande espaço do outro lado da parede. O lugar ainda possui a acústica dos tempos idos, conservando os ecos do passado.

Alguns projetos culturais junto a instituições como Sesc, o Centro Cultural Banco do Nordeste foram suscitados, mas não houve um progresso para fazer perdurar o velho cinema como um centro cultural na cidade. O estudante universitário Jeampierre Tavares Beline, ao saber do El Dorado, se encantou com a dimensão do que o cinema poderia provocar na juventude caririense e nos cinéfilos apaixonados. Começou de todas as formas a mobilizar pessoas e instituições para ver de perto o que, mesmo assim, já tinha o seu fim decretado. Ele diz que mesmo depois de iniciado o estacionamento, pretende desenvolver ações culturais no espaço.

Segundo Expedito Costa, o poder público, como a Prefeitura de Juazeiro do Norte, foi mobilizada com essa finalidade, para poder resgatar o cine como um espaço cultural de valor na cidade. Ele lamenta, ao falar que todas as tentativas foram em vão. Não houve quem realmente acreditasse na ressuscitação do local. Movimentar uma área da cidade que hoje, principalmente no período noturno, até assusta quem passa pelo local. No prédio, estão espalhados diversos equipamentos, como projetores, lentes, negativos. Atrás da tela, sequer chegou a ser concluído um enorme camarim, que tem seu fim quase na saída para a Avenida Padre Cícero.

Depois de muitos questionamentos da própria família de Expedito e diante do crescimento vertiginoso da "terra do Padim" o jeito foi pensar numa alternativa viável para o local. O estacionamento foi a decisão final. Serão feitas poucas intervenções no espaço.

Fora de cena
Porém, Expedito Costa não disfarça a tristeza de ver o último dos seus espaços cinematográficos sair totalmente de cena. "Temos que perceber que os tempos são outros", diz ele, ao lembrar o advento da TV em cores e o crescimento no número de motéis na região. O público passou a ter outras alternativas de lazer, que a sétima arte não conseguiu superar.

Agora, abrem-se as novas possibilidades do cinema 3D na região, em abril, com a inauguração de seis salas no Cariri Shopping. Serão 1.200 lugares em seis salas de projeção. O tempo das grandes multidões para assistirem filmes como King Kong, clássicos americanos, agora é só mesmo lembrança.

MAIS INFORMAÇÕES 

Prédio do antigo Cine El Dorado
Rua Edésio Oliveira, S/N
Centro - Juazeiro do Norte (CE)
Região do Cariri



Diário do Nordeste

Colônia do Cariri promoverá festa em Fortaleza

Festa reunirá cidadãos e amigos do Cariri, especialmente Juazeiro do Norte, com destaque para o centenário
Fortaleza A União das Associações dos Filhos e Amigos do Cariri promove no próximo dia 5, a festa União Cariri, que acontece no Náutico Atlético Cearense (NAC), a partir das 22 horas.

Este é o segundo ano consecutivo que a colônia de cidadãos daquela região se reúne, juntamente com amigos, para uma confraternização. O evento constará de baile, animado pela banda Brasas Seis.

Para José Alexandre Torres, membro da comissão de organização do evento, a expectativa é que sejam reunidos entre 1.500 e 2.000 participantes, registrando número superior ao verificado no ano passado.

"Trata-se de uma ocasião de confraternização. Nos unimos tanto pelas nossas raízes ligadas às cidades da Região Sul, quanto por aqueles que passaram a ter laços afetivos com esses Municípios", afirmou Alexandre.

A festa deverá reunir, especialmente, conterrâneos de cerca de 35 cidades da Região Sul do Ceará. Alexandre explica que há um congraçamento dessas localidades, não apenas para celebrar agendas festivas, mas também no sentido de formar uma união em torno de reivindicações para o Cariri.

Nesse sentido, conforme salientou o organizador, a perspectiva é que a União Cariri constitua uma federação. Assim, conforme salientou, haverá ações mais consequentes a favor do desenvolvimento daquela região.

Entre as principais bandeiras de luta, de acordo com Alexandre, incluem-se a melhoria do Aeroporto de Juazeiro do Norte e a conclusão da estrada Padre Cícero, considerada com um equipamento estratégico para o desenvolvimento regional.

Ingressos
A decoração do Náutico seguirá a temática da festa, que é a homenagem ao Centenário de Juazeiro do Norte. Desde o ano passado, a Terra do Padre Cícero está em festa pelos seus 100 anos de fundação. O ponto alto das comemorações aconteceu no dia 22 de julho, data oficial da criação.

A programação do centenário ainda repercute em diferentes instâncias. A festa União Cariri é uma delas. Recentemente, também houve show na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC, com artistas da terra.

As cidades que estarão representadas são: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campo Sales, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.

MAIS INFORMAÇÕES
Festa União Cariri, dia 5 de novembro, 22 h, no Clube do Náutico, em Fortaleza. Ingressos - fones (85) 3262.3663/ 3234.0344/ 3267.3510



Diário do Nordeste

Crato mapeia áreas de risco em sinal de alerta

Clique para Ampliar
Autoridades do meio ambiente e da defesa Civil do Crato visitaram as obras do Canal do Rio Granjeiro. A área é motivo de preocupação, já que o trabalho não foi concluído
FOTOS: YAÇANÃ NEPUNUCENA
A estação das chuvas ainda não chegou, mas já é motivo de precaução para gestores do Município do Crato


 Este ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros, já foram registradas, neste Município, sete ocorrências de desabamentos de edificações e três deslizamentos de encostas. Em função da quadra invernosa que se aproxima, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está elaborando um documento para avaliar os perigos de desabamento e ou desmoronamento das áreas de risco do Município.

Devido ao uso impróprio dos terrenos, a encosta do Seminário, Alto da Penha e Bairro Batateiras são os locais onde há maior probabilidade de grandes volumes de rochas se deslocarem e provocarem danos à população. Mas, a principal preocupação das autoridades e da população está relacionada às obras de reconstrução do cenário de desastre do canal do Rio Granjeiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Soares, acompanhado de integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, fez uma visita ao canal, onde, segundo ele, foram diagnosticados várias inadequações.

Para Nivaldo, as bases de sustentação dos gabiões (blocos de pedra protegidos por telas de aço) não estão a contento. "Se acontecer o desabamento dos gabiões, a água vai passar pelas ruas, com possibilidade de provocar desmoronamentos de casas e prédios e, acima de tudo, danos à população. Queremos assegurar que a população não venha a sofrer com um segundo desastre", diz ele.

Mas, segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), toda a obra está de acordo com as normas técnicas da engenharia. A comissão da Defesa Civil municipal irá elaborar um relatório constando o quadro em que se encontra as obras do canal e suas inadequações. O documento será entregue às autoridades competentes, no intuito de que sejam tomadas providências que evitem novos desastres na área.

Ao todo, nos Municípios do Estado, há 207 áreas vulneráveis, onde podem ocorrer desastres, sendo que 91 delas estão em bairros de Fortaleza. Como medida preventiva, a Defesa Civil do Estado do Ceará está realizando um Plano Contingencial que se inicia com encontros regionais que irão acontecer a partir do mês de dezembro. As coordenadorias municipais no Sul e Norte do Estado irão receber orientações sobre o Plano Contingenciado dos Municípios.

Motivos naturais
A topografia irregular e a condição geográfica do Crato são os motivos naturais dos deslizamentos das terras e desmoronamentos das encostas.

A ocupação indevida e o desnível entre as partes alta e baixa da Bacia do Rio Salgado é outro ponto a ser levado em consideração, para que se entenda a dimensão que as inundações podem causar na área urbanizada da cidade, em casos de chuvas de grandes proporções.

De acordo com a analista da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Clairianne Viana, o trabalho preventivo deve ser feito de forma conjunta, respeitando a legislação municipal. "É importante que os munícipes façam a captação das águas da chuvas, que o Município reserve uma área verde nas cabeceiras do Rio Salgado e respeitem as Áreas de Proteção Ambiental e de Proteção Permanente. Com isso, a quantidade de água que chega no canal vai diminuir e os riscos de inundações também", afirma.

Com relação às outras áreas de risco, a Secretaria das Cidades, em parceria com o Banco Mundial de Desenvolvimento, elaborou um projeto de revitalização da encosta do Seminário, por meio do programa Cidades do Ceará Cariri Central, que executa ações nos Município. A medida contempla a drenagem das águas pluviais e de esgotos, controle de encostas, entre outras. Mas, até agora, além de visitas técnicas, nada foi feito.

Controle urbano
Apesar de haver um Plano Local de Habitação de Interesse Social, o controle urbano é uma das deficiências do Município. Ainda existem várias famílias residindo em casas de taipa, o que também pode representar um risco em casos de enxurradas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos últimos anos, a encosta do Seminário foi a área de maior ocorrência de deslizamentos e remoção de famílias, ao todo foram cinco.

Segundo levantamentos feitos pelo Banco do Nordeste, em janeiro deste ano, a enchente, que provocou a destruição parcial do canal do Rio Granjeiro, deixou prejuízos financeiros na ordem de R$ 600 milhões.

Fique por dentro 
Inundações
Áreas de risco são espaços territoriais expostos a desastres naturais, como desabamentos e inundações, onde não é recomendada a construção de casas. As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. A previsão e prevenção dos desastres podem ser feitas por meio do mapeamento das áreas de risco, de campanhas educativas para alertar as comunidades, desassoreamento dos rios, preservação das matas ciliares, limpeza de esgotos e bueiros e contenção de barrancos. A Defesa Civil é a principal instituição responsável pelo monitoramento destas áreas. Chuvas intensas podem provocar os escorregamentos, desabamento de residências e morte dos moradores de áreas submetidas ao risco.

MAIS INFORMAÇÕES 

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215, Centro, Fortaleza (CE)
Fone: (85) 3101.4571 e Fax 3101.4582

CONTROLE MUNICIPAL
Licitação para compra de materiais
A Defesa Civil do Estado informa que está em fase de licitação a aquisição de materiais preventivos, como colchões, cobertores e alimentos. Porém, cada cidade precisa adquirir os equipamentos para uso em caso de desastres em suas regiões. A Coordenadoria Estadual já recomendou que cada unidade municipal inicie os levantamentos das áreas de risco. A prevenção dos desabamentos e deslizamentos é continuada. Porém, a Defesa Civil pede que as coordenadorias colaborem realizando visitas técnicas à cada área onde há perigo. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Leandro Silva, é importante observar os riscos de desabamentos de encostas, principalmente, em períodos de chuva.

Em contrapartida, a Coordenadoria da Defesa Civil do Crato, mesmo tendo um amplo potencial de cobertura e salvamento, ainda tenta se adequar ao que é proposto pelo Sistema Nacional de Defesa Civil. Falta o Município dispor de um Plano Emergencial de Atuação e de um maior engajamento das entidades envolvidas.

O plano, que já está sendo elaborado, prevê as zonas da cidade onde podem ocorrer desastres, as instituições hospitalares que irão atender todas as famílias acometidas por sinistro, vias de acesso e de evacuação, além de estabelecer os espaços para abrigos temporários. Como medida de fortalecimento do órgão, que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, a coordenadoria irá promover uma reestruturação da Comissão de Defesa Civil para ampliar o número de participantes que atualmente são apenas nove.

Para o secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil, Wildevânio Vieira, as ações em sinistros podem ser completadas. Ele afirma que é necessário que seja realizado um estudo sobre o perfil do solo. "Quando a gente conhece o perfil do solo, temos como implantar ações de replantio e construção de obras de engenharia nos locais vulneráveis", revela.



Diário do Nordeste

Romaria de Finados espera receber 500 mil devotos

Clique para Ampliar
O túmulo do padre Cìcero, na Capela do Socorro, é um dos pontos mais visitados pelos fiéis durante a Romaria de Finados 
FOTO: THIAGO GASPAR
A Romaria da Esperança, como também é conhecida, vai focar nas homenagens ao Padre Cícero


A cidade começa a receber os fiéis do Padre Cícero para a celebração da Romaria da Esperança, popular Romaria de Finados. Estão sendo esperadas cerca de 500 mil pessoas na cidade até o dia da celebração final, 2 de novembro, com o foco das homenagens ao Padre Cícero, segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria da cidade.

A abertura oficial acontece hoje, às 19 horas, na Praça do Romeiro com missa, após a caminhada da esperança, saindo do Horto. Desde o começo da semana, que Juazeiro do Norte começou a registrar movimentação, que começou a se intensificar a partir desta sexta-feira. A Romaria de Finados começou com incentivo maior do Padre Cícero, com grande crescimento após a sua morte.
O processo de organização da celebração romeira inclui desde o esquema de segurança, com cerca de 350 homens, incluindo Guarda Municipal e Polícia Militar, ao trabalho de atendimento nas áreas da saúde, com postos em pontos estratégicos da cidade, ação social, dentre outros serviços.

Segundo o presidente da Comissão Permanente das Romaria, Cláudio Luz, será fortalecido o efetivo da Polícia em relação à romaria do mês de setembro. De acordo com ele, praticamente não foram registrados furtos em área de maior incidência, a exemplo das proximidades do Museu São José, na rua do mesmo nome. Ele afirma a continuidade de agentes da Polícia no local.

Em relação aos espaços das ruas, que pela primeira vez numa grande romaria houve a desocupação das barracas de vendedores, haverá a continuidade de serviços de fiscalização para coibir a venda de produtos. Desde o primeiro semestre, os vendedores que ocupavam os principais espaços, como o final da Rua São Pedro e a Rua Padre Cícero, foram deslocados para o Mercado dos Romeiros, após a Praça do Romeiro.

Boxes
No local, estão instalados mais de mil boxes. "Foram desocupadas oito ruas, mas não pudemos evitar a continuidade de barracas em espaços como nas proximidades do Socorro, e também nos Franciscanos, já que são locais tradicionais de ocupação nesta época do ano", explica.

Durante a Romaria de Finados, os hotéis passam a ter ocupação antecipada e os ranchos são solicitados com bastante antecedência. É a única data romeira, que mesmo sendo por menos dias de ocupação na cidade, as hospedagens se estendem para os bairros. Os estacionamentos passam a ser uma grande preocupação, principalmente no Horto. Segundo o padre José Venturelli, está se buscando um alternativa para o local onde ficam estacionados os ônibus. Mesmo sendo um espaço gigantesco, se tornou insuficiente para os ônibus e caminhões paus-de-arara que chegam ao local nesta época.

O túmulo do sacerdote, na Capela do Socorro, é o espaço mais visitado neste período do ano. No local, os romeiros depositam objetos pessoais, deixam suas ofertas. O Santuário dos Franciscanos, além do Horto, é um dos espaços sagrados tradicionais de visitação romeira. No local tem as atrações do passeio das almas e diversas celebrações durante o dia, a partir das 5 horas. O buzinaço dos caminhões fazem parte do ritual de chegada dos peregrinos.

Participação
Este ano, o administrador e reitor do Santuário, frei Raimundo Barbosa Filho, afirma que receberá no local 28 sacerdotes, teólogos, e 150 leigos estarão auxiliando no processo de organização. São milhares de pessoas que se dirigem ao local. O passeio das almas, caminho percorrido todos os anos, por grande parte dos visitantes, passou a ser um ritual durante o período, em que os fiéis fazem o percurso no entorno do santuário sob os arcos dos franciscanos. Além disso, como é uma época de muito calor os romeiros aproveitam para se refrescarem na fonte água onde há imagem de Nossa Senhora, no pátio do santuário.

A dramatização e as liturgias serão realizadas todos os dias. Este ano, haverá a celebração do terço luminoso, a Via Sacra, construída no local, e a Celebração da Esperança, à noite. Na Basílica, serão realizados os ofícios a partir das 5 horas. No Círculo Operário São José será realizado o Cine Romeiro, a partir das 10 horas, iniciando com a exibição dia 20 do filme "Cícero, o Padre Santo".

O show do chapéu acontece na Praça do Romeiro, a partir das 20 horas. No domingo, haverá a celebração dos 40 anos de sacerdócio de dom Fernando Panico, às 19 horas, com a presença de todas as paróquias, na Praça do Romeiro.



Diário do Nordeste

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Crato promove Festival Cariri da Canção hoje

Clique para Ampliar
Após 16 anos, a maior festa da música no Cariri foi repaginada e hoje, em sua IV edição, apresenta novidades. Entre os participantes do Festival Estudantil, Maxuel Rodrigues 
WILSON BERNARDO



Para quem quer conhecer novas músicas, uma boa opção é o festival que começa hoje na cidade do Crato



Começa hoje etapa nacional do Festival Cariri da Canção. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 deverão participar da finalíssima que acontecerá no próximo sábado. O Festival reunirá, a partir de uma programação diversificada e dinâmica, artistas e personalidades do mundo da música em nível nacional. 17 dos musicistas e compositores que participam da programação vieram de outros Estados.

A meta é gerar um intercâmbio e ações culturais nas principais cidades da macrorregião Cariri/Centro-Sul. Este ano, o Festival surgiu da iniciativa de fortalecer o turismo cultural e de conhecimento do Nordeste. Mesmo acontecendo em um período de baixa estação turística, a festa já se configura como o maior evento da música no Cariri. Consegue reunir, por noite, mais de duas mil pessoas.

Vitrine
O Cariri da Canção serve de vitrine para divulgar os músicos da região. Incentiva a produção local em maior escala, cria ideias de novos arranjos e resgata a essência da música regional. Considerando a abrangência do festival, a edição de 2011, recebeu mais de 250 inscrições de músicos de todo o País.

Além das apresentações artísticas, o Festival se propõe a desenvolver uma série de eventos paralelos, como oficinas de capacitação nos diversos seguimentos da música, palestras e vivências que possam dar suporte à continuidade e a evolução do movimento musical na Região do Cariri.

A história do festival começou na década de 80, quando era realizando, no Crato, o Festival Chapada Musical do Araripe (Chama). Este evento consagrou músicos como João do Crato, Luiz Carlos Salatiel e Cátia de França.

Após 16 anos, a maior festa da música da região foi repaginada e hoje, em sua IV edição, que é promovida pela Prefeitura do Crato, com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Sociedade Cariri das Artes, apresenta uma nova roupagem.

Para a secretária municipal de Cultura, Danielle Esmeraldo, a cena da música local se transformou. "Desde que esse festival vem acontecendo, a gente percebe que o mercado da música regional está despontando pelo Brasil afora e isso é fundamental para o crescimento dos nossos artistas", afirma.

O diferencial do Festival Cariri da Canção é a mistura de estilos envolventes. As canções classificadas são cantadas nos ritmos da música popular brasileira, pop rock, forró, jazz que se fundem com a tradicional música regional.

Os artistas tentam concorrer e se sobressair do movimento musical de massa. Durante os três dias da etapa nacional, todos os músicos serão analisados por um júri técnico, formado por profissionais da música de renome regional ou nacional, que avalia o potencial de cada artista. Após as eliminatórias, haverá shows de artistas locais, como Suzane Lucas, Dudé Casado, Tradução Cariris, entre outros nomes.

Incentivo
Segundo o jurado Antônio Queiroz, o festival é uma das ferramentas culturais de incentivo aos novos e já consagrados nomes da música regional.

"Vemos nesse espaço, a ampliação de novos horizontes para os músicos que enfrentam a falta de espaço no mercado por não fazer parte dos seguimentos massificados. Quem faz esse tipo de trabalho autoral merece mais que reconhecimento", considera ele. Na etapa estudantil que aconteceu entre os últimos dias 20 e 22, com a participação de 20 músicos, o grande vencedor foi Hermano Morais, de Juazeiro. Na categoria compositor e como melhor intérprete, Ana Paula Nogueira levou a melhor. Entre os dez finalistas, estavam crianças, adolescentes e adultos inscritos nas instituições escolares do Cariri.

Participação
250 Músicos de todo o País se inscreveram no Festival Cariri da Canção, edição 2011. Ao todo, serão 24 concorrentes que irão disputar a classificação. Apenas 12 participarão da final dia 29

MAIS INFORMAÇÕES 
centro Cultural do Araripe (Reffsa), Rua Teopisto Abath, S/N
Crato - Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365



Diário do Nordeste

Primeira chuva] Crato preocupado com Canal do Granjeiro



A população do Crato está altamente preocupada, porque o Canal do Granjeiro não foi recuperado e o inverno já está chegando, com uma chuva de mais de 145 milímetros na semana passada. O alerta é do prefeito Samuel Araripe, observando que no ano passado, quando o canal transbordou com inverno pesado causou um prejuízo de mais de R$ 50 milhões, com as inundações e queda de casas e prédios comerciais.

O prefeito lembra que o governo estadual fez obras emergenciais no Canal, com um gasto de R$ 2,5 milhões, mas ainda está tudo para fazer e se o inverno chegar logo poderá acontecer até uma tragédia maior da que ocorreu no começo deste ano. “A recuperação total do canal é uma obra cara, da ordem de R$ 50 milhões, A Prefeitura não tem esses recursos e precisa do apoio dos governos estadual e federal.” – reclama Samuel Araripe.

Ele observa que foram investidos no trabalho de emergência somente R$ 2,5 milhões e o convênio existente na época era de R$ 4 milhões. Araripe observa que o governador Cid Gomes deverá estar licitando agora o resto dos recursos, mas alerta que a obra não pode esperar, porque o inverno já está dando sinais de que vem logo e que poderá ser tão pesado como foi o deste ano na Região do Cariri.

Apreensão


A verba de R$ 1,5 milhão, segundo o prefeito, é para o complemento das obras emergenciais, porque a recuperação total do canal vai ser na faixa de R$ 50 milhões. Araripe confessa que também está muito apreensivo tendo em vista que o canal apresenta muitas erosões. O prefeito, em Fortaleza, conversou com o engenheiro Otacílio Borges, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado para relatar o problema.

Além dos contatos com Otacílio, o prefeito assinou convênio com o Estado para receber um aparelho de Raio-X, a fim atender a população em um hospital da cidade. Araripe assinou outro convênio com o governo do Estado para a aquisição de uma ambulância que visa melhorar o transporte de pacientes da residência para o hospital ou posto de saúde. Observou que com essa unidade, a Prefeitura do Crato contará com seis ambulâncias. 
 

O Estado 


POR QUE AS OBRAS ATRASARAM?? Esta é a pergunta que a população do CRATO deve ser informada pela Prefeitura! De quem foi a culpa do atraso?