terça-feira, 18 de outubro de 2011

Diocese do Crato] D. Panico faz 40 anos de sacerdócio

Clique para Ampliar
Dom Fernando Panico é o 5º bispo da Diocese do Crato. Ele se destaca nos trabalhos junto à Educação 
YAÇANÃ NEPONUCENA
Dom Fernando Panico também está comemorando 10 anos de episcopado na região do Cariri
 O atual bispo da Diocese deste Município, está completando 10 anos de episcopado no sul do Ceará. Também, até o fim deste mês, a comunidade católica cratense estará realizando uma programação específica em alusão às comemorações dos 40 anos de sacerdócio de dom Fernando Panico. Durante os festejos haverá um tríduo que será celebrado entre os dias 27 e 29 no salão paroquial. Além de uma romaria que deverá seguir da Catedral da Sé até o Santuário Eucarístico, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no próximo dia 30, às 15 horas.

A frente dos trabalhos da Diocese do Crato, dom Fernando Panico tem como característica principal os trabalhos realizados na área da educação.

Expansão
Ele também cumpriu serviços de expansão da igreja, que hoje conta com a contribuição de mais de 80 padres e 37 seminaristas. A expectativa é de que, até o próximo ano, mais sete novos padres sejam ordenados.

Dom Fernando Panico é o 5º bispo da Diocese. Antes dele, a Igreja foi conduzida por dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, dom Francisco de Assis, dom Vicente de Paulo e Dom Newton Holanda. Em 2014, a Diocese irá completar 100 anos de existência, sua atuação atualmente abrange 32 Municípios, ao todo são 49 paróquias, onde o desafio pastoral encontrado, em termos de evangelização, é responder às necessidades de um povo que em grande percentual segue a doutrina católica. Depois da Arquidiocese de Fortaleza, a Diocese do Crato é a que tem maior número de paróquias no Ceará.

Inovador
Geográfica e politicamente caracterizada pela criação da Região Metropolitana do Cariri, a Diocese tem um traço inovador. Para Dom Fernando Panico, foi por meio do desenvolvimento que a Igreja alcançou progresso. "Hoje a Diocese do Crato tem esse rosto humano, cultural, político e religioso que não é separado do desenvolvimento do Cariri". A peculiaridade da Diocese é o aumento do número de romeiros, são cerca de 2 milhões, que todos os anos, visitam o Juazeiro do Norte e os lugares por eles tidos como sagrados. O fenômeno consagrou o Cariri como rota para o turismo religioso no País.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está aberto a qualquer grupo ou corrente política da cidade do Crato e do Cariri. Aqui não será aceito ofensas pessoais ou palavrões. É o espaço mais democrático e livre da cidade do Crato. Vamos aproveitar o espaço para discutir, reivindicar e trazer a qualidade de vida para nossa bela cidade do Crato. Seja bem vindo e aproveite de forma educada e sempre usando o bom senso! Nosso email: cratopolitica@ymail.com