terça-feira, 4 de outubro de 2011

TRE busca atrair eleitorado jovem

Presidente da Corte fez um apelo para que a população escolha de maneira consciente os seus candidatos

Numa tentativa de incentivar a sociedade a chegar mais perto das campanhas eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) iniciou, ontem, a IV Semana da Justiça Eleitoral, em que a população, além de ter acesso a serviços eleitorais, poderá conhecer vários aspectos ligados aos pleitos. O evento se estende até a próxima sexta-feira, na Praça do Ferreira, de 9 às 17 horas, e tem como um dos principais focos a juventude.Foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ademar Mendes Bezerra, quem abriu oficialmente o evento, na tarde desta terça-feira. No entanto, os serviços foram disponibilizados ao eleitor logo pela manhã, a partir das 9 horas. Somente ontem, segundo dados do TRE, a Unidade Móvel do Tribunal, instalada na Praça do Ferreira, atendeu 180 pessoas.

A emissão de título de eleitor foi o serviço mais procurado no local, onde dezenas de servidores do Tribunal se revezaram no atendimento.

Alistamento
Ao todo 54 pessoas realizaram o seu alistamento eleitoral. Além disso, outros 82 eleitores fizeram a sua revisão eleitoral; 42 solicitaram a transferência do título e duas pessoas emitiram a segunda via do documento.

Na solenidade de abertura, o presidente do TRE, Ademar Mendes, que contou com o apoio dos demais membros da Corte, fez um apelo para que os jovens não desanimem diante dos cenários de corrupção do País, mas escolham com consciência os candidatos. Ele ainda justificou a realização do evento na Praça do Ferreira explicando que a intenção do TRE é interagir com a população, mas deu ênfase ao papel do jovem. "A sociedade está ansiosa por um processo (eleitoral) mais justo. A juventude deseja políticos novos e que trabalhem em favor de seu município ou Estado".

Preocupação
Essa preocupação do TRE com a participação da juventude ocorre em função da queda no número de eleitores entre 16 e 17 anos. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2008 existiam 2,7 milhões de jovens nessa faixa etária aptos a votarem, ou seja, 2,12% do eleitorado total. Em 2011, o número caiu para 1,6 milhão, o que representa 1,21% do total.

Questionado se a falta de credibilidade também não está ligada à demora na punição de políticos corruptos, Ademar declarou: "Não vamos atribuir essa culpa única e exclusivamente aos juizes. Na verdade, um bom advogado pode fazer com que um processo dure dez ou quinze anos. Muitas vezes há um interesse nessa demora".

Em visita, o estudante Ítalo Pinheiro, 13 anos, disse que sente vontade de votar para "ajudar a melhorar o País". Por isso, garantiu que aos 16 anos pretende participar das eleições.



Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está aberto a qualquer grupo ou corrente política da cidade do Crato e do Cariri. Aqui não será aceito ofensas pessoais ou palavrões. É o espaço mais democrático e livre da cidade do Crato. Vamos aproveitar o espaço para discutir, reivindicar e trazer a qualidade de vida para nossa bela cidade do Crato. Seja bem vindo e aproveite de forma educada e sempre usando o bom senso! Nosso email: cratopolitica@ymail.com