sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ely Aguiar pede a recuperação do canal do rio Grangeiro


O deputado Ely Aguiar (PSDC) pediu em pronunciamento na sessão plenária desta sexta-feira (02/12) que o Governo do Estado reconstrua o canal do rio Granjeiro, no Crato. O parlamentar lembrou que há um ano a cidade foi atingida por uma tromba d’água e houve enchente, deixando desabrigados. Segundo ele, se as obras não forem retomadas, o desastre poderá se repetir na próxima estação chuvosa.

Ely assinalou que na última enchente foram feitos levantamentos e se conseguiu do Governo Federal recursos de R$ 5 milhões para obras emergenciais, que deveriam ter sido realizadas. O trabalho foi iniciado, mas atualmente está paralisado, deixando a população preocupada com a possibilidade de um novo desastre. 

“O dinheiro foi remetido ao Governo do Estado, para a recuperação do canal do rio Grangeiro. As obras, no entanto, estão abandonadas e a população das margens está em pânico, com a possibilidade de nova cheia na próxima estação chuvosa”, frisou. 

O deputado esclareceu que as duas pequenas chuvas que ocorreram esse ano trouxeram o medo de volta à população ribeirinha. “A empresa responsável só construiu um muro de contenção mal feito. Um lado do canal está completamente destruído. Alegam que não houve pagamento. Mas sei que se existe uma coisa que o governo faz é pagar as contas em dia”, avisou.

Ely Aguiar salientou que, nas últimas eleições, o Crato deu ao então candidato a governador Cid Gomes 42 mil votos. Por isso agora está pedindo que haja a reciprocidade, por parte do Governo. Segundo o deputado, os custos para a realização de um novo canal não são elevados, e a obra poderá beneficiar muitas pessoas. “Sei que o Governo vem tendo dores de cabeça com muitas construtoras, que ganham licitação e depois desaparecem, mas a recuperação do canal não pode esperar. A situação do rio Granjeiro é grave. A água vai entrar na casa das pessoas, virão doenças e perdas dos bens como aconteceu na última enxurrada, se nada for feito”. 

Em aparte, o deputado Perboyre Diógenes (PSL) assegurou que o canal será realizado, “porque o governador cumpre a sua palavra”. O deputado Sérgio Aguiar (PSB) disse que o Governo trabalhará para remediar a situação. 
JS/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está aberto a qualquer grupo ou corrente política da cidade do Crato e do Cariri. Aqui não será aceito ofensas pessoais ou palavrões. É o espaço mais democrático e livre da cidade do Crato. Vamos aproveitar o espaço para discutir, reivindicar e trazer a qualidade de vida para nossa bela cidade do Crato. Seja bem vindo e aproveite de forma educada e sempre usando o bom senso! Nosso email: cratopolitica@ymail.com